GILBERTO SALVADOR
MEMÓRIAS RESISTENTES

16 de Out à 16 de Nov de 2021
Gilberto Salvador
Download
Catálogo PDF

VER OBRAS / VER TOUR VIRTUAL
GILBERTO SALVADOR

A década dos anos 60 foi extraordinária. Foram anos agitados de intensa transformação nas artes, na ciência, nos costumes. Depois de enorme predomínio das correntes abstratas emergiu uma nova figuração, impregnada pelos acontecimentos de seu tempo e de forte crítica ao consumismo. Gilberto Salvador viveu intensamente essa década, revelando-se como artista de vanguarda.

Foram anos revolucionários no pensamento e na ação. Anos de bossa-nova, de cinema novo. Da nova arquitetura que projetou Brasília. Anos da corrida espacial, do Sputnik e da chegada do homem à Lua. Da minissaia, dos Beatles e da pílula anticoncepcional. Mas também, da Guerra Fria, da guerra do Vietnã e do golpe militar no Brasil e das lutas de resistência democrática.

A obra de Gilberto Salvador revive com inteligência crítica e com humor a década que levou o mundo para além da modernidade.

“Memórias Resistentes” organizada pela Galeria Frente reuniu obras essenciais do artista, todas elas produzidas nos anos 60.

Fabio Magalhães

Gilberto SalvadorGilberto SalvadorGilberto SalvadorGilberto SalvadorGilberto SalvadorGilberto SalvadorGilberto SalvadorGilberto Salvador
×